5 vantagens do HADOOP

Saiba mais sobre o HADOOP conhecendo suas vantagens e solucione os problemas de armazenamento de sua empresa definitivamente. Leia a matéria completa no blog

Compartilhe este Post

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

Você provavelmente já deve ter ouvido falar do Apache Hadoop. O nome é derivado de um bonitinho elefante de pelúcia, porém as vantagens do HADOOP são muito mais que um bichinho de pelúcia!

O Hadoop é um projeto open source que apresenta uma nova maneira de armazenar e processar grandes volumes de dados.

Sua arquitetura foi desenvolvida em Java com armazenamento e processamento distribuído de dados, permitindo trabalhar em soluções que necessitam de bases de dados muito grandesbig datas, e usando clusters de computadores.

Enquanto as grandes empresas como o Google e o Facebook usam o Hadoop para armazenar e gerenciar enormes conjuntos de dados, as vantagens do HADOOP se mostram valiosas para atuar em empresas mais tradicionais.

 

5 vantagens do HADOOP

 

Hadoop e BIG DATA consulte a Agtech

 

Apresentamos abaixo, 5 vantagens do HADOOP para uma empresa que deseja  implementá-lo como sua solução de dados.

  1. Escalável e Distribuído)

A plataforma Hadoop permite tanto escala de armazenamento, quanto processamento sejam distribuídos em uma infraestrutura não especializada.

Não requer portanto, a aquisição de hardware ou armazenamentos específicos, discos sólidos de alto desempenho ou servidores com configurações de CPU e memória high-end.

Daí a flexibilidade observada em várias soluções de Hadoop como serviço presentes na “cloud

Ao contrário dos sistemas tradicionais de banco de dados relacional (RDBMS), que não podem escalar para processar grandes quantidades de dados.

Uma das vantagens do HADOOP permite que as empresas executem aplicativos em milhares de máquinas e trabalhando com milhares de terabytes de dados.

 

 

  1. Economia de custos

 

Maior produtividade e redução de cistos com HADOOP na Agtech

O Hadoop também oferece uma solução de armazenamento econômica para grandes bases de dados das empresas.

Nos sistemas tradicionais de gerenciamento de banco de dados (relacional), o custo é extremamente alto no momento em que se precisa escalar e processar volumes maciços de dados.

Em um esforço para reduzir seus custos, muitas empresas de TI no passado extraiam estes dados e segmentavam externamente, avaliando então quais os dados eram os mais valiosos para o seu negócio.

Os dados brutos eram excluídos, na intenção de reduzir estes custos ao máximo.

Embora esta abordagem funcione em um curto prazo, quando as prioridades de negócios mudavam, era necessário usar novamente estas bases de dados brutos, um esforço grande era necessário para compor novamente todo este conjunto de dados.

O Hadoop, por outro lado, foi projetado para escalar sua arquitetura de forma a mantermos sempre disponível todo o conjunto de dados de uma empresa para uso futuro.

Lembre-se que estamos falando aqui em bases de dados medidas em terabytes.

Não exige licenciamento, pois trata-se de uma solução “open source”.

O que se paga, opcionalmente, é um serviço de subscrição (enterprise suporte subscriptions) para suporte, podendo ser escolhido qualquer um dos vendors existentes.

 

  1. Flexível

O Hadoop permite que as empresas acessem facilmente centenas de fontes de dados e as utilizem em diferentes visões de negócio, mesmo que as informações estejam estruturadas ou não.

Isso significa que as empresas podem usar o Hadoop para obter informações valiosas sobre o seu negócio de diferentes fontes de dados, como:

mídias sociais, conversas por e-mail ou informações sobre os cliques em websites.

Além disso, o Hadoop pode ser usado também para uma ampla variedade de propósitos, como:

A utilização do Hadoop como “repositório principal de dados e informações” ou “datalake” de uma empresa faz com que sejam extraídas qualquer cruzamento de dados atuais ou históricos de uma maneira que não era possível anteriormente com os bancos de dados exclusivamente esstruturados. 

A informação e o insights são mais facilmente e rapidamente conseguidos e tanto os dados de origem quanto os novos são mantidos para futuro aproveitamento.

A flexibilidade e valor observados provém do cruzamento de dados discretos (cadastros) com outros flutuantes (mídias sociais, comportamento) imprescindíveis quando fala-se em relacionamento com o cliente.

 

  1. Rápido

O Hadoop foi concebido para proporcionar a distribuição de dados com duas ou mais cópias entre diversos servidores low-end.

A plataforma possui características que viabilizam a rápida ingestão de dados em qualquer formato e através de uma técnica de mapping e processamentos distribuídos endereçam outras integrações com diversos ferramentais:

desde ferramentas de visualização, fluxos, consultas (buscas) dinâmicas, até modelagem de dados, tendências e previsões estatísticas.

 

  1. Resistente à falha

 

Doug Cutting and Hadoop the elephant
Doug Cutting and Hadoop the elephant

 

Uma vantagem chave no uso do Hadoop é sua alta tolerância a falhas.

Quando os dados são enviados para um nó individual (servidor), esses dados também são replicados para outros nós do cluster, o que significa que, em caso de falha, há sempre uma cópia disponível para uso.  (hashing e sharding)

Quando lidamos com grandes conjuntos de dados, precisamos garantir que seja de uma forma segura e rentável, o Hadoop tem a grande vantagem sobre os sistemas de gerenciamento de banco de dados relacional, e seu valor para qualquer tamanho de negócio continuará a aumentar à medida que os banco de dados não estruturados continua a crescer.

 

Entre em contato com nossa Equipe Técnica!

 

entre em contato com a equipe técnica da Agtech

 

Leia também em nosso blog:

 

 

Receba Novidades

Fique por dentro do Mundo da Tecnologia

Conheça outros artigos

Dicas

O que é o blockchain?

Blockchain é um dos maiores chavões da tecnologia no momento. Mas o que é isso? E por que todos os seus amigos e familiares estão falando sobre

Dicas

EndPoint

Endpoint é o nome designado, na área de redes de computadores, para dispositivos finais que estão conectados em um terminal de rede. Trata-se dos computadores,

Gostaria de Otimizar os Processos de TI de Seu Negócio?

Entre em contato com nosso time de Especialistas