Qual o significado de Cloud Computing?

Compartilhe este Post

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

A computação em nuvem vem crescendo nos últimos anos, tanto para negócios quanto para uso pessoal. Mas qual é o significado de Cloud Computing?

A computação em nuvem progrediu a partir de uma ideia que está ganhando mais tração com os consumidores todos os dias e você sabe o significado de Cloud Computing?

Os benefícios e os inconvenientes da computação em nuvem em nível organizacional ainda são debatidas por muitos profissionais de TI.

Neste artigo, no entanto, veremos o que a computação em nuvem significa para o cotidiano de um usuário.

Saiba o que é a nuvem

Qual a diferença entre computação tradicional e Computação em nuvem?

 

A nuvem é basicamente outra maneira de se referir à internet.

Cloud Computing significa essencialmente que você faz a maior parte do seu trabalho através da Internet.

Acreditamos que esta é maneira mais simples e rápida de entender este conceito.

Computação Tradicional

Tradicionalmente, quando você deseja escrever uma carta usando o seu computador, você abre o software de processamento de texto que está instalado em sua máquina.

Este software é executado usando os recursos do seu computador, e permite que você escreva esta carta e, em seguida, salve-a em seu disco rígido.

Este processo funcionou muito bem por anos, e ainda funciona!

No entanto, a escrita de suas cartas será limitada pela quantidade de memória (ou disco) que você possui em seu computador.

É claro que seria preciso milhares de cartas para usar toda a memória do PC, mas basta ter em mente que seu computador possui quantidade finita de espaço.

Além disso, se você quiser editar sua carta em outra máquina, você precisa obrigatoriamente transferir seu arquivo para outra máquina e certificar-se que a máquina possui um software de processamento de texto compatível.

Significado de Cloud Computing

Agora vamos analisar escrever nossas cartas com um processador de texto baseado em nuvem, como o Google Docs.

Em vez de acionar um processamento de texto em seu próprio computador, você usará um navegador e fará login no Google Docs.

O navegador é o único programa que usa os recursos do seu computador.

Você pode fazer muitas das mesmas coisas com este processador de texto baseado em nuvem, incluindo escrever cartas e salvá-la.

No entanto, quando você salvar sua carta, você vai gravá-la online, de forma que o disco em seu computador permanecerá livre.

Quando você desejar editar seu conteúdo, basta fazer login, e independente do software naquela máquina.

Na verdade, desde que um dispositivo tenha uma conexão à Internet e um navegador, o software e o hardware do dispositivo importam muito pouco.

Embora isso seja emocionante, vale a pena notar que um processador de texto gratuito, baseado na nuvem, como o Google Docs, geralmente não é tão rico em recursos como um pacote de software de processamento de texto tradicional.

Dito isto, seu uso é gratuito e o usuário mais casual não vai notar uma enorme diferença.

Portanto, agora que sabemos o que é a computação em nuvem, vamos analisar o impacto que provavelmente terá em sua vida.

Cloud Computing: Mais espaço, maior acesso

Uma das implicações mais interessantes do significado de Cloud Computing é a capacidade de armazenar mais dados na internet.

Isso significa muito mais espaço para armazenar coisas a taxas bastante baixas – e a capacidade de acessar dados armazenados de qualquer dispositivo.

Há, obviamente, preocupações com a estabilidade e a segurança da nuvem, mas a vantagem de ser capaz de armazenar milhares de filmes, músicas, fotos e documentos – e, em seguida, acessá-los a partir de qualquer dispositivo – é muito poderoso!

Naturalmente, pode haver sempre alguns arquivos que as pessoas querem manter absolutamente privados não importa o quê, mas o tamanho total de todos esses dados é provável que seja pequeno.

Sem uma enorme carga de dados, os computadores domésticos poderiam passar com discos rígidos menores.

Na verdade, um tema recorrente na computação em nuvem é a menor demanda que coloca em computadores pessoais, o que reduz a necessidade de um computador doméstico poderoso (e caro).

A Morte do Software

A ideia de que a computação em nuvem vai  acabar com a indústria de software não passa de um mal-entendido.

A computação em nuvem ainda requer aplicativos, eles estão apenas sendo executados, mantidos e atualizados em outro lugar.

Ainda haverá software no mundo da computação em nuvem, mas acabará com a necessidade de atualização de softwares ou qualquer instalação de novas versões.

No entanto, algumas configurações cliente-servidor podem ainda necessitar de upgrades para o thin-client, assim como os navegadores precisarão de atualizações ocasionais.

Os aplicativos de computação em nuvem mais conhecidos até agora são serviços de e-mail baseados na Web como o Gmail, o YahooMail e outros.

Estes são atualmente livres, e não há nenhuma razão para não acreditar que todas as aplicações em nuvem no futuro também serão.

Este provável modelo de negócio pode envolver a cobrança de uma assinatura, que será cobrada aos usuários que acessam serviços em nuvem.

Já existem serviços de filmes e jogos baseados em assinatura na nuvem (Netflix), por isso sabemos que esse modelo está funcionando muito bem por enquanto.

O armazenamento em nuvem já existe e os usuários pagam pelo espaço que usam.

Novamente, isso é diferente da computação tradicional, onde você sempre paga por mais armazenamento do que você acha que vai precisar.

 

O computador descartável

 

O que significa Cloud Computing

Talvez o impacto mais interessante e perturbador da computação em nuvem é a possibilidade dos computadores serem descartáveis.

Substituir um computador geralmente envolve gastar o dinheiro para um novo computador, comprar e instalar software e, em seguida, transferir e organizar todos os seus dados na nova máquina.

Com a computação em nuvem, seus dados e software esperam enquanto você os deixa, não importa qual máquina você esteja.

Leve isso um pouco mais longe, e você terá computadores mais baratos que você pode substituir com muito pouco problema.

Isso representa uma inversão de tendência primária na computação, que tem visto crescer os requisitos de hardware do computador em conjunto com as capacidades de computação,

 

Vamos começar a pensar com sua cabeça nas nuvens

 

Computação em nuvem e computação tradicional

 

O significado de Cloud Computing leva o foco de um dispositivo específico, permitindo que você acesse seus dados e faça a sua computação a partir de quase qualquer máquina habilitada para internet.

No entanto, ainda existem alguns problemas com o Cloud Computing que evitam que as pessoas joguem fora seus PCs e discos rígidos.

As duas principais preocupações sobre a computação em nuvem têm a ver com:

Computação em nuvem Confiabilidade

Computação em nuvem Segurança.

Essencialmente, os usuários ainda têm algumas preocupações se seus dados estarão sempre lá quando eles precisam e se os dados sensíveis estarão a salvo de hackers.

Essas perguntas só serão respondidas com tempo e experiência à medida que mais pessoas começarem a usar a nuvem para suas necessidades de armazenamento e computação.

Até então, muitas pessoas continuarão a usar alguns aplicativos em nuvem, evitando porém outros que geram informações confidenciais.

 

Agora que você sabe qual é o significado de Cloud Computing, entre em contato conosco e conheça nossas soluções!

 

 

Receba Novidades

Fique por dentro do Mundo da Tecnologia

Conheça outros artigos

Dicas

O que é o blockchain?

Blockchain é um dos maiores chavões da tecnologia no momento. Mas o que é isso? E por que todos os seus amigos e familiares estão falando sobre

Dicas

EndPoint

Endpoint é o nome designado, na área de redes de computadores, para dispositivos finais que estão conectados em um terminal de rede. Trata-se dos computadores,

Gostaria de Otimizar os Processos de TI de Seu Negócio?

Entre em contato com nosso time de Especialistas