Por que monitorar um ambiente de TI?

Saiba por que é tão importante para a sua empresa monitorar um ambiente de TI e evite comprometer toda a empresa e seus recursos.

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A complexidade das tecnologias da informação é diretamente proporcional à complexidade das organizações de TI.

Atualmente, monitorar um ambiente de TI exige a adoção de vários padrões (CobiT, ITIL, CMM, PMI etc.), e , confundindo alguns gestores com tantas siglas e levando a uma reflexão:

quanto da expertise de TI esta sendo aplicado nas atividades fim da organização?

É notório que a TI atua para atender aos requisitos de negócios das empresas, porém uma gestão pouco eficaz de seus recursos pode comprometer toda a empresa.

Definindo e acompanhando parâmetros, é possível avaliar continuamente a performance do negócio e corrigir desvios do plano original para atingir os objetivos planejados.

Neste sentido, os problemas mais comuns, que impedem uma gestão eficiente de TI são:

  • Sobrecarga de informações
  • Escassez de tempo
  • Excesso de decisões
  • Déficit de atenção

Como monitorar um ambiente de TI?

Por que monitorar um ambiente de TI? Agtech

Assim, vale a pena se perguntar: por que necessito de um sistema para monitorar meu ambiente de TI?

Alguns motivos:

  • Identificar problemas rapidamente;
  • Identificar o impacto da indisponibilidade nos seus negócios;
  • Priorizar problemas, alocando equipes e focando esforços nos incidentes de maior impacto no negócio;
  • Implantar ou automatizar os processos do ITIL;
  • Informar aos responsáveis, imediatamente, agilizando medidas de contingência;
  • Prover relatórios de negócio e técnico em tempo real;
  • Alertar preventivamente falhas em serviços críticos, antes de causar impacto no negócio;
  • Otimizar investimentos em sua área de informática;
  • Demonstrar o valor da operação de TI a sua empresa;
  • Entender e tratar a complexidade do ambiente de informática a partir de uma única ferramenta.

Então, as regras básicas para uma monitoração eficiente são:

  • Gerencie por Objetivos – Defina os indicadores chave de desempenho e estabeleça os elementos a serem monitorados por metas de SLA e de desempenho;
  • Gerencie por Exceções – Calcule o valor dos indicadores chave de desempenho e compare com o que foi planejado ou com o que foi comprado;
  • Gerencie por Fatos – Analise as exceções com base no registro de informações reais, sem manipulação de informações;
  • Gerencie as Ações – Tome ações imediatas e assertivas de correção do desempenho e notifique os tomadores de decisão das exceções, ou seja, todo equipamento ou serviço que foge à regra, a fim de mapear a operação de toda a infra de TI.

* Durval Clemente é economista e diretor da Agtech, com 28 anos de experiência em TI.

Leia também em nosso blog: Gestão em TI: planejar é investir com segurança em TI

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