Compartilhe este Post

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

A criptografia é uma das técnicas de segurança mais antigas da história da humanidade, surgida no Egito, cerca de 1.900 anos antes de Cristo. Ela envolve a “tradução” de uma mensagem para um conteúdo cifrado ou em uma codificação especial. Dessa forma, as chances de uma pessoa não autorizada capturar e conseguir ler o conteúdo de um texto, arquivo ou mensagem pode diminuir consideravelmente.

Quando devemos utilizar a criptografia?

De um modo geral, existem duas circunstâncias nas quais devemos usar a criptografia: quando os dados estão “em trânsito” ou quando estão “em repouso”. “Em trânsito”, neste contexto, é quando você envia informações através da Internet, por e-mail ou quando precisa armazená-la em outro lugar que não seja o seu próprio dispositivo.

Os dados são considerados “em repouso” quando estão armazenados em seu dispositivo, que pode ser parte integrada como um disco rígido, ou em um meio removível, como uma unidade USB. Quando você criptografa dados em trânsito, essencialmente está usando a técnica para tentar dissuadir as pessoas que tentam escutar sua conversa. Uma das formas mais comuns é a criptografia do tráfego de rede.

Não é necessário fazer nada de especial para usá-lo. Sempre que você visualizar um pequeno ícone de cadeado na parte superior, à esquerda do nome da página, e se usa um endereço web que começa com HTTPS (em vez de HTTP), significa que seus dados estão sendo criptografados. O “S” no HTTPS significa “seguro”, ou seja, que as suas informações estão criptografadas, o que aumenta a segurança na transmissão de dados entre o computador e o site.

Criptografia é garantia de segurança?

Nem sempre. É claro que existem diferentes níveis de criptografia e que eles oferecem segurança, mas, lembre-se, chaves podem ser quebradas. Optar por proteger seus dados desta forma talvez não deixe você livre da bisbilhotagem de hackers ou de algum governo, por exemplo, mas é uma maneira eficaz de evitar que pessoas não-autorizadas tenham acesso a estas informações.


Para conhecer nossos produtos e serviços, entre em contato conosco.

consultoria_ti

 

Receba Novidades

Fique por dentro do Mundo da Tecnologia

Conheça outros artigos

Dicas

O que é o blockchain?

Blockchain é um dos maiores chavões da tecnologia no momento. Mas o que é isso? E por que todos os seus amigos e familiares estão falando sobre

Dicas

EndPoint

Endpoint é o nome designado, na área de redes de computadores, para dispositivos finais que estão conectados em um terminal de rede. Trata-se dos computadores,

Gostaria de Otimizar os Processos de TI de Seu Negócio?

Entre em contato com nosso time de Especialistas