Criptografia sem segredos: como utilizá-la a favor dos seus dados (e da sua empresa)

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Você pode até achar que é mentira, mas acredite: a criptografia é uma técnica de segurança tão antiga que os egípcios já a utilizavam mais ou menos 1.900 anos antes de Cristo. Afinal, há registros de que os escribas dos faraós substituíam palavras em determinados documentos por símbolos desconhecidos para evitar que a mensagem fosse compreendida por alguém que não fosse seu destinatário original.

Embora os donos das pirâmides tenham se beneficiado da criptografia, certamente se surpreenderiam com o quanto o conceito evoluiu de lá pra cá. Contudo, não há como negar que sua essência permaneceu inalterada ao longo dos milênios: usar uma codificação especial para impedir que um ou mais conteúdos sejam acessados por pessoas não autorizadas.

Uma breve explicação sobre seu funcionamento

Em uma realidade como a nossa, marcada pelo compartilhamento praticamente ininterrupto de dados, faz todo o sentido zelar pela segurança da informação que circula por aí. E é neste ponto onde entram os algoritmos, os mestres em transformar dados claros e compreensíveis em um emaranhado de dados inacessíveis e desconexos – pelo menos para intrusos e mal-intencionados.

A ideia da criptografia é que apenas o remetente e o destinatário tenham a chave para “traduzir” o algoritmo e, assim, fazer com que o texto deixe de ser cifrado e volte a se tornar legível.

Como você já deve imaginar, esta chave criptográfica deve ser complexa o suficiente para que hackers não consigam adivinhá-la por meio de combinações aleatórias de números. Sendo assim, não é à toa que atualmente os algoritmos sejam criados para resistir a ataques vindos de computadores com uma capacidade colossal de processamento de dados.

Quando devemos utilizar a criptografia?

De modo geral, existem duas circunstâncias nas quais se deve usar a criptografia: quando os dados estão “em trânsito” ou quando estão “em repouso”. “Em trânsito”, neste contexto, corresponde ao momento em que você usa a internet para enviar informações ou então precisa armazenar dados em um lugar que não seja o seu próprio dispositivo.

Por outro lado, os dados são considerados “em repouso” quando estão armazenados em seu dispositivo, seja ele um disco rígido ou um pen drive, por exemplo. Neste caso específico a criptografia é especialmente útil em situações de perda ou roubo da mídia.

Uma das formas mais comuns de se criptografar dados em trânsito é com a criptografia do tráfego de rede. Inclusive, não é necessário fazer nada de especial ou supercomplexo para usá-la ou para saber que ela está em ação. Isso porque, sempre que você for abrir um site que começa com HTTPS, ao invés de HTTP, significa que seus dados estão sendo criptografados. O “S”, na sigla HTTPS, literalmente quer dizer “seguro”. A mesma coisa vale se, à esquerda do nome da página (ou seja, da URL), você encontrar o ícone de um cadeado.

Então criptografia é garantia de segurança?

Nem sempre. É claro que existem diferentes níveis de criptografia e que cada um deles visa oferecer segurança, mas é importante ter em mente que chaves sempre podem ser quebradas. Optar por proteger seus dados desta forma talvez não deixe você completamente livre da bisbilhotagem de hackers ou de algum governo; porém, é uma maneira eficaz de reduzir as chances de que isso aconteça. Logo, investir em criptografia deve ser uma regra para as empresas que queiram se blindar de eventuais ataques.

A boa notícia é que existe uma série de softwares para garantir que o tráfego de informações esteja rolando de forma segura. Tá a fim de conhecer as melhores soluções do mercado para proteger sua empresa? Não perca tempo e acione agora o time de experts da Agtech para saber qual opção é a mais adequada para a sua companhia!

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