Como escolher o melhor servidor para o meu site?

Compartilhe este Post

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

O mercado de hospedagem de sites pode causar confusões relacionadas a termos e expressões. Os tipos de servidores variam, mas o que importa é saber qual servidor é adequado para o seu site. Pois ele precisa estar entre os mais procurados no seu nicho.

E um dos principais critérios avaliados pelo Google para ranqueamento de sites é o seu desempenho. O que muitos não compreenderam é que os servidores que hospedam as páginas estão diretamente ligados ao desempenho dos sites.

O que é um servidor?

Um servidor de hospedagem é um termo genérico para um tipo de servidor que hospeda sites, dados, aplicativos e serviços relacionados. É um servidor de Internet acessado remotamente com funcionalidades e recursos completos do servidor Web.

E como escolher o melhor servidor para o meu negócio?

Vai depender do tamanho do seu negócio, se você quer criar um blog por exemplo, você pode usar o servidor compartilhado, mas se você pretende criar um e-commerce, então será necessário contratar um servidor dedicado. Veja abaixo as especificações de cada um desses servidores:

Servidor compartilhado

Esse tipo de servidor se caracteriza por diluir os custos de hardware entre diversos clientes. Logo, isso significa que em um mesmo servidor pode haver dezenas ou centenas de sites ao mesmo tempo. A principal vantagem do servidor compartilhado certamente é o custo reduzido.

O servidor compartilhado é adequado para empresas de pequeno porte ou pessoas físicas. Se você precisa colocar um portfólio na internet, ter um espaço na web para mostrar os serviços de sua empresa ou simplesmente manter um blog próprio, o serviço de hospedagem compartilhada vai te dar o melhor custo benefício. Por isso que esse tipo de plano é um dos mais populares do mercado.

Servidor dedicado

Um servidor dedicado é exclusivo, possui recursos de memória e capacidade de processamento que não são divididos com nenhum outro cliente.

Esses servidores são indicados para empresas que precisam de configurações de hardware diferenciadas. Alguns tipos de sites exigem mais processamento dos servidores, especialmente quando falamos em termos de acessos simultâneos. Dessa forma, quanto mais pessoas estiverem conectadas ao seu site ao mesmo tempo, mais recursos de hardware serão necessários para manter o site funcionando sem problemas.

Portanto, se o seu site exige um alto número de acessos simultâneos e, também altos índices de disponibilidade e segurança, o servidor dedicado é a melhor opção. Apesar de possuir um custo mais elevado em relação ao servidor compartilhado, uma máquina dedicada pode oferecer um ótimo retorno sobre o investimento.


Para conhecer nossos produtos e serviços, entre em contato conosco.

consultoria_ti

Receba Novidades

Fique por dentro do Mundo da Tecnologia

Conheça outros artigos

Dicas

O que é o blockchain?

Blockchain é um dos maiores chavões da tecnologia no momento. Mas o que é isso? E por que todos os seus amigos e familiares estão falando sobre

Dicas

EndPoint

Endpoint é o nome designado, na área de redes de computadores, para dispositivos finais que estão conectados em um terminal de rede. Trata-se dos computadores,

Gostaria de Otimizar os Processos de TI de Seu Negócio?

Entre em contato com nosso time de Especialistas