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14 de janeiro de 2019

Compliance: desvenda um dos pontos chave de segurança em TI

Compliance é um termo em inglês que vem do verbo “to comply”. Uma tradução livre seria agir de acordo com uma regra, um pedido ou um combinado entre duas partes. Assim, adotar a prática do compliance indica que a sua empresa atua de acordo com as melhores práticas do mercado.

Com o compliance você pode inovar nos processos e práticas, e seguir as determinações legais para que a empresa evite a aplicação de multas e sanções.

Desse modo, o compliance é um dos pilares da governança corporativa. Esse segundo conceito faz o gerenciamento e é responsável pelo funcionamento condizente da TI dentro da empresa. Além de reforçar a postura ética, também descreve as atitudes a serem tomadas em cada situação de modo alinhado ao planejamento estratégico.

O compliance voltado para a TI atua diretamente com as atividades desse setor, mas também possui um papel relevante para os setores financeiro, contábil, de segurança e saúde do trabalho, jurídico, entre outros.

Qual é a diferença entre governança de TI e Compliance?

A governança de TI deve ser entendida como um processo estruturado de políticas e métodos que visam orientar o trabalho dos executivos e gestores de um empreendimento, ajudando na direção, no planejamento e no controle do uso da tecnologia da informação.

Já o compliance, como foi dito anteriormente, trata-se do respeito às leis e determinações externas a um empreendimento, orientando e adequando essas práticas às legislações existentes.


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